QUAL RELÓGIO DEVO ESCOLHER PARA CORRER?

Alguns acham este tema tão complexo como falar de política, futebol ou religião, pois tem prós e contras, gostos, experiências bem distintas.

Então para responder esta pergunta, a forma mais honesta de te responder é: Depende! Tentarei colocar alguns pontos para te ajudar a decidir.

Não vou entrar em termos muito técnicos para basear esta post para não confundir demais ao invés de ajudar, mas como é uma duvida muito comum dos novos corredores vou explicar melhor o porque a melhorar resposta é depende.

Você deve levar em consideração para começar que no geral a maioria dos relógios vão te dar 2 informações básicas, distancia e pace (uma forma de você saber sua velocidade), isso praticamente todos os mais novos desde o mais básico te dão.

Distancia vejo como importante para saber quanto você percorreu e pace para não ficar variando muito seu ritmo e conseguir ter um controle melhor de como está correndo, com o tempo você aprende a se conhecer e entender o seu ritmo ideal, mas as vezes o treinador pede treinos que vão exigir mais ou menos desse ritmo “normal”, então é bom saber como controlar.

Então tudo dependerá do seu estilo de vida, se você é um viciado em tecnologia como eu e tem uma vida profissional agitada, muitas reuniões, mensagens e precisa de uma conexão com sua vida profissional e seu celular, um smartwatch da marca do seu celular talvez te proporcione uma interação mais produtiva e mais benéfica, além de tudo isso você ainda pode usar o relógio para correr.

Porém estes da marca do seu celular não costumam ter uma interação muito prática na hora da corrida para ativar e desativar suas funções, mas no geral são boas o suficiente para quem está começando, pois o que você mais precisa é ver quanto correu, o pace, talvez monitorar batimentos, ou alguma coisinha a mais, porém o “arroz com feijão” fazem bem, o problema começa quando seus treinos começam ficar mais sérios e você quer começar a explorar com mais detalhes informações da sua corrida.

Treinos intervalados já passam a não ser tão fáceis, parar e iniciar rapidamente quando seu relógio é todo touch, principalmente suado ou molhado de chuva. Tem o risco grande de ao molhar o relógio interpretar aquilo como um toque estragar sua medição (mais raro, mas acontece).

Quando a coisa começa a ficar mais séria ou você não precisa de tanta interatividade no dia a dia começa a valer mais a pena os relógios mais conhecidos pra esporte, pois tem muito mais informações sobre seus treinos e ainda contam com algumas interações com seu celular, recebendo mensagens, alertas, alguns com apps inclusive.

No meu caso por exemplo utilizo dois, uso Apple Watch Série 4 no dia a dia e para correr uso Garmin Fênix 5. Eu adoraria utilizar um só, mas pra trabalho o Apple Watch me proporciona mais facilidades, já para corrida o Garmin me da mais confiança nas informações.

Com base nos modelos que testei até agora, eu diria o seguinte:

Se você está começando a correr, nadar ou pedalar e curte uma experiência mais rica e detalhada de apps, o Apple Watch vai lhe atender muito bem;
Se você já está levando a corrida, natação ou pedalada mais a sério e precisa de informações mais importantes para o seu esporte, o Garmin seria o caminho;
Se você quer dormir com relógio, nem pense no Apple Watch — já que terá que recarregá-lo todos os dias;
Se você está em dúvida, talvez pegar um Apple Watch seja melhor — na minha experiencia, vender um Apple Watch é bem fácil e aí você pula para o Garmin depois;
Se você tem um Android, vá de Garmin, afinal o Apple Watch só sincroniza com iPhone;
Se você quer algo mais estiloso, mais parecido com um relógio clássico, o Garmin tem muitas opções bacanas.
Não se esqueça que isso não pode ser o fator pra te impedir de começar ou continuar correndo, por algum bom tempo eu só tinha o celular, baixava um app e corria só com ele mesmo, era o que eu tinha e na verdade o que eu precisava na época, não estava visando performance, apenas ir melhorando aos poucos, ver meu tempo e distancia, nem entendia direito essa historia de “pace”. Tem o app da Runkeeper que pode te ajudar muito enquanto você decide se precisa de um relógio ou não

Procurei não ficar muito apegado a marcas neste post pois tem vários relógios inteligentes da mesma marca do seu celular, assim como tem várias marcas de relógios de corrida (ou corrida + bike + natação), de maneira geral a analise é a mesma.

Fonte: https://www.asics.com/br/pt-br/frontrunner/articles/qual-relogio-devo-escolher-para-correr

ÚLTIMAS DO INSTAGRAM

Compartilhar: